Investimentos em 2022: Quais as previsões

Os Investimentos em 2022 já se tornaram alvo de especulações, até mesmo para quem não tem experiência no setor. Leia mais sobre, neste texto!

Com um novo ano começando, também começam as especulações de possíveis mercados para investir em  2022.

Por isso, é preciso pensar quais as áreas e investimentos específicos que estão dando maior retorno para não gastar dinheiro à toa.

Observando que no ano passado, fatos como a alta da Selic, considerada uma das mais expressivas dos últimos anos teve muita influência.

Contudo, a alta é uma tendência também para 2022, inclusive com projeções para percentuais próximos a 11%.

Por outro lado, fatores como estagnação no crescimento econômico e especulações no sistema financeiro nacional e mundial, também terão influência recorrente nos investimentos, durante o ano.

Enfim, uma certeza há, podemos prever as tendências para quem deseja investir em 220, e isso já nos primeiros dias de janeiro.

A seguir, daremos algumas sugestões de prováveis investimentos para este ano que valem a pena observar, além de outras previsões.




Quatro segmentos previsíveis para os investimentos em 2022

Em síntese, torna-se um bom investidor quem aprende sobre riscos, tem confiança e aprende a interpretar os sinais do mercado.

Muitos, no entanto, confiam ainda na sua intuição. Enquanto outros recorrem a especialistas na área, o que de fato lhes dá uma certa garantia.

Entretanto, o que queremos agora é entender sobre tendências para 2022, ou seja, o que pode trazer um bom retorno quando se decide investir, como segue:

💲 Criptomoedas: um investimento garantido

Mesmo que a “moda” das criptomoedas pareça ter passado, é inegável que milhares e milhares de ativos no setor ainda podem gerar lucros ótimos.

O Bitcoin, por exemplo, cresce na margem de 80% por ano, sendo um tipo de mercado que pode gerar ótimos investimentos em 2022.

Há, no entanto, algumas questões que você deve considerar na hora de apostar algum dinheiro nessa área.

Por exemplo: ter uma carteira diversificada em criptomoedas é interessante para que o investidor tenha desenvoltura, mesmo em cenários difíceis.

Além disso, é preciso estudar como funciona esse setor, tanto no Brasil, quanto no mundo. Quanto mais você se informar, melhor.

Fora o fato de que é preciso ter cuidado com falsos sorteios ou brindes para não perder as criptomoedas conseguidas.

Por fim, não invista todo o seu capital de uma vez, analisando os resultados pouco a pouco, com alguns investimentos apenas.

Ou seja, as criptomoedas continuam sendo uma ótima pedida para investir neste ano.

📝 Títulos de renda fixa e ações imobiliárias: qual a melhor opção?

Outra forma de fazer bons investimentos em 2022 é apostar em alguns setores que continuam a ser vantajosos, mesmo em tempos de crise.

No caso de ações e fundos imobiliários, por exemplo, é uma ótima alternativa caso você queira fazer algo em longo prazo (tipo, uns 10 anos, pelo menos).

Isso acontece porque o repasse da inflação nos preços acaba por ajudar os acionistas a se protegerem de possíveis perdas caso ocorra alguma turbulência na economia.

Porém, se o seu negócio é em médio prazo, então, uma alternativa eficaz é investir em títulos de renda fixa indexados à inflação.

Uma das prerrogativas aqui é apenas respeitar os vencimentos desses títulos, sendo quase certo de que você estará fazendo um investimento seguro.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

No caso de investimento em curto prazo, a coisa complica um pouco, já que é provável que a inflação continue a subir, dificultando fazer aplicações mais imediatas.

Portanto, fique atento a isso para não acabar perdendo dinheiro em algo que esteja atrelado demais à variação de preços atual.

⚡ Energia limpa: uma revolução que chegará em breve

Outro dos bons investimentos em 2022 que você pode fazer é em algum setor diretamente relacionado com energia limpa.

Esse aspecto vem sendo cada vez mais impulsionado devido às recentes mudanças climáticas.

Ou seja, grandes potências como EUA e China, além de países emergentes como o Brasil, estão revendo suas formas de consumir energia.

E é justamente por isso que vale a pena investir nesse setor, especialmente nas chamadas ETFs (Exchange Traded Fund) de energia limpa.

Esses órgãos se encontram no exterior no momento, e são um investimento garantido para quem deseja crescer seu patrimônio em longo prazo.

Alguns especialistas recomendam, por exemplo, três desses fundos que estão crescendo a olhos vistos: o PBD (Invesco), o HDRO (Defiance) e o URA (Global X).

Mesmo que esses investimentos em 2022, tenham como tendência, gerar lucros somente nos próximos anos, existe a possibilidade de ganhos ainda este ano.

💰 CDBs: uma alternativa segura e barata

Uma das formas de fazer investimentos em 2022 (sem tanto estresse) e em algo realmente seguro é através dos CDBs.

Em síntese, os empréstimos a bancos para financiarem suas linhas de crédito, e serão revertidos para você em forma de juros por um tempo.

Para quem necessita de dinheiro imediato para realizar algo, é uma das melhores opções agora para 2022.

Importante destacar que os bancos que não fazem essa modalidade são aqueles que são obrigados a recolher 1/3 do que captam junto ao Banco Central.

Existem algumas formas de investimento nessa área, como o CDB prefixado e CDB pós-fixado, além de ter o que se encontra atrelado à inflação.

São investimentos acessíveis, nos quais você deposita pouco, e daqui a algum tempo pode conseguir juntar a quantia que precisa.

✍️ Aprenda sobre investimentos e observe o comportamento do mercado

É fato, todo investidor iniciante ou não, tem insegurança, cada um com sua maturidade e conhecimento nesse ramo.

Nossa dica é observar, acompanhar e é claro, pedir ajuda!

Fique atento às promessas (mirabolantes) que sugerem retorno rápido e garantido.

Além disso, seja um observador e detalhista, particularmente:

  • Economizando para investir em opções que favoreçam o seu perfil;
  • Criando metas de investimentos visando a constância;
  • Aprendendo sobre seu nível de tolerância risco;
  • Definindo o investimento como uma prioridade no seu orçamento.

Conclusão

Há ótimos nichos para investir em 2022, sem dúvida.

E, eles podem ser feitos a partir do perfil de cada um, escolhidos a depender da quantia investida ou quando se pretende fazer o resgate.

Portanto, fique atento às possibilidades que vão surgindo ao longo desse ano e só tome cuidado com investimentos atrelados a moedas como o dólar.

No mais, estude bem os detalhes e o histórico nos últimos anos do investimento escolhido, analisando todos os prós e contras.

Dessa forma, poderá fazer um planejamento mais adequado de acordo com as suas possibilidades e com foco naquele objetivo do qual tanto deseja.

Enfim, vimos aqui as principais tendências para investimentos em 2022.

Este texto ajudou você? Então, compartilhe e comente com sua opinião sobre o assunto!